.: História :.

O município de Balneário Camboriú está situado no litoral norte do Estado de Santa Catarina, entre cordenadas geográficas 26º59'26'' Lat S e 48º38'05'' long W. GR.,possui área total de 46,4 km², banhado pelo Oceano Atlântico no continente e pelo Rio Camboriú. Seu clima é sub-temperado, mesotérmico, e a vegetação original, formada por restingas litorâneas pela Floresta Ombrófila Densa Atlântica, com formação sub-montana nos morros e formação de terras baixas nas áreas planas.

Com os objetivos de criar um espaço apropriado para o contato da população com a natureza e para a educação ambiental; pesquisas da Fauna e Flora da floresta Atlântica e ecossistemas associados como manguezal do Rio Camboriú; viabilizar a preservação de espécies animais e vegetais, reintroduzir as espécies retiradas de seus habitats nas florestas nativas e promover o turismo ecológico, foi criado pela administração municipal, através do Decreto 2.351 de 1993, o Parque Ecológico Rio Camboriú. Em julho de 2006, pela Lei 2.611/03/072006, recebeu o nome de Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em homenagem a um de seus fundadores, enquadrando-se na categoria prevista de Unidade de Conservação. Com 172.625m², em uma área próxima á região turbana e junto ás margens do Rio Camboriú, o Parque é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Tem sido utilizado para diversas atividades, entre as quais a recepção de estudantes, pesquisas acadêmicas e a produção de plantas destinadas ao Programa Plantas que Curam. A casa do pensamento abriga a sede da SEMAM.