.: Mata Atlântica :.


A Mata Atlântica, também, importante conjunto de plantas medicinais, muitas das quais não devidamente estudadas, que constituem importante patrimônio para a medicina

No Município de Balneário Camboriú, encontramos um série de remanescentes dessa floresta, que foram poupados, no processo de ocupação do espaço.

Os manguezais fazem parte das formações florestais que compõem o Bioma Mata Atlântica e estão representados no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.

O ecossistema Manguezal encontra-se entre os sistemas mais produtivos do planeta e é o habitat de numerosas espécies de vegetais e animais. Não se tratam de terras desperdiçadas como muito gente supõe. Muito pelo contário, são base de muitas cadeias alimentares que culminam em espécies de importância para o homem. Por exemplo, 2/3 das espécies de peixes que são comercializados passam pelo menos uma parte do seu ciclo de vida neste ambiente.

As Florestas tropicais, como a Mata Atlântica, detêm 2/3 de todas as espécies vivas do planeta Terra. as condições originais, apresentavam a maior biodiversidade de todos os ecossistemas naturais, equiparando-se á Floresta Amazônica, tanto pelo número de espécies quanto pela quantidade de indivpiduos por espécies. Originalmente recobrinco a maior parte do litoral brasileiro, a Mata Atlântica foi reduzida a apenas 7,5% de sua área original.

Mesmo reduzida e muito fragmentada, a Mata Atlântica abriga várias populações tradicionais e garante o abastecimento de água e qualidade de vida para mais de 70% de brasíleiros que vivem em seus domínios.