.: PROGRAMA TERRA LIMPA EDUCAÇÃO AMBIENTAL :.

“As escolas sustentáveis conectam as crianças com o mundo real de  maneiras inimagináveis. Estimulam-nas a querer aprender para proteger  tudo aquilo que amam: os oceanos, as florestas, os mangues, seus amigos e sua família. Nosso dever como educadores, pais, comunidades que desejam a saúde das crianças e dos jovens é nutrir o ambiente que as ensina e inspira. E isso é o que as escolas sustentáveis fazem” - (Kelly   Meyer).

Objetivo Geral do Programa

Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na preservação, conservação, recuperação e melhoria do Meio Ambiente (Lei nº 2284/08, Artigo I, capítulo II), bem como atender os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.

Objetivos específicos:

• Incentivar a mobilização em torno da educação ambiental formal e não-formal nas comunidades para estimular o interesse pelo aprendizado e a importância do desenvolvimento sustentável.
  • Buscar parcerias para o cumprimento da Lei 12.305/10, ênfase Logística Reversa.
  • Acompanhamento do projeto Arquitetônico do Centro de Educação Ambiental (CEA).
  • Acompanhar os Projetos nas Unidades Escolares do PDDE Escolas Sustentáveis.
  • Buscar parcerias com Instituições, Entidades, Órgãos Ambientais para o fortalecimento das práticas ambientais.
  • Promover o consumo consciente: água, materiais, energia, transportes.
  • Desenvolver Campanhas, ações de sensibilização ambiental envolvendo Saneamento Ambiental (Água, Resíduos Sólidos, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana) com base no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
  • Divulgar para comunidade escolar o Projeto Produtor de Águas.
  • Promover ações que visem a proteção do Rio Camboriú, Peroba, Ostras e outros mananciais com relação ao descarte de resíduos.
  • Promover a gestão ambiental do espaço escolar por meio de práticas sustentáveis (separação do lixo reciclável; lâmpadas; pilhas; consumo consciente da água; da energia elétrica...)
  • Ampliar as ações do Projeto da coleta de óleo.
  • Reconhecer o Parque Natural Municipal Raimundo G. Malta como uma Unidade de Conservação e como sede do Programa Terra Limpa, sendo o mesmo um importante instrumento didático-pedagógico para as práticas de educação ambiental;
  • Divulgar as ações da SEMAM/Programa Terra Limpa, no Site da SEMAM.
  • Divulgar o 2º Concurso Fotográfico um Clik por Balneário Camboriú.
  • Desenvolver ações e eventos relativos às questões ambientais.

Ações Cotidianas:

• Gestão ambiental do espaço escolar: Consumo consciente: água, separação do lixo reciclável, do papel para o espaço Ambiarte, sensibilização para  destinação correta de pilhas, lâmpadas fluorescentes, baseado na legislação municipal, estadual e na aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº.12.305.); Projeto de óleo no futuro.
  •  Incentivo ao uso da sacola retornável no comércio local, bem como no programa leite e pão da rede municipal de ensino.
  • Agendamento, planejamento e monitoramento das atividades e visitas ao Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.

Conteúdos trabalhados:

• Valores: respeito, amor, solidariedade, cooperação...
  • Sustentabilidade
  • Espaço educador Sustentável: Currículo, gestão democrática, espaço físico